Por que fazer a limpeza regular da caixa d’água é essencial?
- Imunizadora Jaraguá e Desentupidora Jaraguá

- 27 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de jun.

A dedetização (desinsetização) é uma etapa essencial para manter sua casa, empresa ou condomínio livre das pragas urbanas que podem prejudicar a saúde e causar problemas como multas em locais comerciais. Saber como esse processo funciona ajuda a garantir mais segurança, eficácia e tranquilidade para todos os envolvidos. Neste guia, explicamos o que é dedetização (desinsetização), como ela é feita e os principais cuidados que você deve ter antes, durante e depois do serviço. 1. A água pode ser contaminada
Com o tempo, a caixa d’água acumula impurezas como areia, barro, ferrugem e até microrganismos invisíveis que podem causar doenças. Quando não é feita a limpeza adequada, essa sujeira se mistura à água que você e sua família consomem.
Doenças como diarreia, hepatite A, cólera e leptospirose podem ser transmitidas por água contaminada. Um risco que pode ser evitado com uma simples manutenção periódica.
2. Evita entupimentos e mau funcionamento do sistema hidráulico
A sujeira acumulada também pode comprometer o bom funcionamento do encanamento e dos equipamentos domésticos, como chuveiros, torneiras e filtros. Em alguns casos, o acúmulo de sedimentos pode até causar entupimentos.
Fazer a limpeza evita transtornos, gastos extras com manutenção e garante o bom funcionamento do sistema por muito mais tempo.
3. Reforça a responsabilidade com a saúde coletiva
Se você é responsável por um condomínio, empresa, escola ou restaurante, a responsabilidade é ainda maior. A água oferecida ao público deve seguir padrões de qualidade estabelecidos por órgãos de saúde. A falta de limpeza da caixa d’água pode gerar multas e até o fechamento do local em casos mais graves.
Com que frequência a caixa d’água deve ser limpa?
A recomendação do Ministério da Saúde é que a limpeza seja feita a cada 6 meses, mesmo que a água pareça limpa. Isso garante que o reservatório esteja sempre em boas condições e livre de qualquer tipo de contaminação.
Contrate uma empresa especializada
A limpeza da caixa d’água exige cuidados específicos, como:
Esvaziamento seguro do reservatório;
Escovação das paredes internas sem uso de produtos tóxicos;
Enxágue correto e desinfecção com hipoclorito de sódio (quando necessário);
NR 35: Atividades seguras em altura;
NR 33: Segurança em espaços confinados;
Paramentação adequada para evitar contaminação da água;
Rastreabilidade e emissão de certificado para locais comerciais.
Por isso, é fundamental contar com profissionais capacitados para realizar esse serviço com segurança e eficiência.
Manter a caixa d’água limpa é um cuidado simples que protege a saúde, evita problemas no encanamento e reforça o compromisso com o bem-estar de todos. Não espere a sujeira aparecer a prevenção ainda é o melhor caminho.
Agende a limpeza da sua caixa d’água com quem entende do assunto! Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento gratuito.








Comentários